Entenda como é feito o processo de Têmpera de vidros


O vidro temperado é um dos mais utilizados no setor vidreiro, conhecido por ser o tipo de vidro utilizado em janelas de casa, carro e boxes de vidro. Esse tipo de vidro é 5 vezes mais resistente a impactos e mudanças térmicas e traz muito mais segurança ao usuário em caso de estilhaçamento, pois se quebra em pequenos fragmentos que não tem arestas cortantes ou lascas pontiagudas. Para que o vidro comum adquira todas essas propriedades, é necessário que ele passe pelo processo de têmpera.

Como é feito o processo de têmpera:

O processo de Têmpera consiste em submeter o vidro a uma temperatura muito alta  (mais de 600 ºC) em um forno e depois resfriá-lo por meio de sopradores de ar, que fazem o vidro chegar a temperatura ambiente muito rápido; o aumento da resistência acontece justamente nessa etapa, onde as moléculas internas do vidro se contraem e ocorre a transformação estrutural do vidro, onde ele terá acumulado um estado interno de tensão e compressão simultâneas.

Fornos de têmpera

Os fornos de têmpera são as máquinas mais importantes no processo de têmpera de vidros, já que são as responsáveis por elevar a temperatura do vidro até mais de 600 ºC, temperatura um pouco superior a sua temperatura de transição vítrea, onde o vidro passa do estado vítreo, que apresenta mobilidade limitada, para o estado de maleabilidade, também são responsáveis por fazer o resfriamento da maneira adequada. Existem, basicamente, dois tipos de forno: o vertical e o horizontal.

 

 

Forno vertical: A peça de vidro é presa nos dois lados a um carrinho em trilhos, nesse tipo de forno, é comum que as pinças deixem algumas marcas quando o vidro ainda não está em um estado sólido, portanto é importante que o transporte seja feito de maneira delicada para evitar esse tipo de deformação.

Forno horizontal: Promove maior rapidez no aquecimento, o que deixa a chapa de vidro mais homogênea, assim como a fragmentação, e confere boa qualidade na têmpera. O transporte horizontal iguala as subidas e descidas de temperatura em cada ponto da chapa. O vidro não se deforma, pois não há a ação da gravidade, também não costuma deixar marcas indesejadas, o que facilita muito o processo de têmpera de vidros em comparação aos fornos verticais.

É importante lembrar que como o vidro temperado é mais utilizado em instalações que precisam de ferragens, puxadores ou botões, ele já deve estar com cortes, lapidações e furos de acordo com a necessidade do consumidor final antes do processo de têmpera, pois realizar essas etapas depois causaria o estilhaçamento da peça. 

Tendo em vista como funciona o processo de têmpera e todos os benefícios e propriedades que o vidro adquire após realizado, conheça os benefícios de utilizá-lo em sua obra.

 

Bardak é uma empresa com mais de 10 anos de atuação no mercado vidreiro e atua no setor de vendas de equipamentos, máquinas e acessórios para vidro. A empresa oferece várias opções de peças para a manutenção de fornos de têmpera e também tem algumas dicas para aumentar a durabilidade deles.


Deixe seu Email e receba novidades