Vidro temperado: Conheça os benefícios de utilizá-lo em sua obra


É possível encontrar inúmeros tipos de vidro no mercado, porém existe um que se destaca por sua resistência conhecido como vidro temperado. Esse tipo de vidro é até 5 vezes mais resistente que os modelos mais comuns. O vidro temperado é muito utilizado em portas, janelas, peças decorativas como tampos de mesas, estantes e box de banheiros. 

O seu nome surgiu devido ao processo de fabricação, esse tipo de vidro passa pela têmpera em altas temperaturas que chegam entre 600º e 700ºC e logo em seguida, é resfriado de forma rápida. Esse procedimento o torna em um material mais resistente e com a vida útil maior que os outros vidros comuns.

Você conhece os benefícios que uma obra pode ter com a utilização do vidro temperado? A Bardak separou as principais vantagens desse material em projetos de arquitetura.

Protege em casos de queda do vidro

O vidro temperado é uma excelente escolha para quem busca oferecer uma obra mais segura, pois o material é resistente contra o impacto de objetos, pedras, corpo e quedas.

Além disso, o vidro não perde o seu efeito de transparência sendo resistente a choques térmicos, flexões, torções, entre outros. 

Segurança 

Uma das grandes vantagens desse tipo de vidro é a segurança quando se quebra, ele não espalha grandes pedaços que podem provocar cortes graves em casos de acidentes. O vidro temperado se fraguementa em pequenos pedaços oferecendo menos riscos ao profissional que o manusea. 

Por isso, o modelo é ideal para o box de vidro caso ocorra algum acidente ele será menos perigoso que outro tipo de vidro. O vidro temperado também pode ser utilizado com película de segurança que reforça mais ainda em caso de quebra, pois evita que os cacos se espalhem.

Capacidade térmica 

Um dos requisitos mais considerados pelos profissionais na hora de escolher o vidro para um projeto é a capacidade térmica. Graças ao processo de fabricação, o material suporta condições diferentes de temperaturas que podem chegar até 200ºC. 

Além disso, o vidro temperado resiste às mudanças de calor e frio sendo muito utilizado em portas de fogões e fornos, onde a temperatura pode chegar a altos níveis. 

Economia de energia elétrica

O vidro temperado possui alta transparência o que permite a entrada de luz natural no ambiente em que ele se encontra instalado. Esse tipo de benefício contribui para diminuição da necessidade do uso de energias artificiais no local, reduzindo gastos com energia elétrica.

Outra funcionalidade desse tipo de produto é que ele pode ser utilizado como vidro temperado com proteção solar . O que gera muita economia em ambientes que recebem luz natural direta, pois nestes locais o uso de aparelhos de climatização e ar-condicionado são muito utilizados para amenizar o calor e com a instalação desse tipo de vidro é possível economizar com a dimunição dos equipamentos.

Instalação Prática 

Um dos principais benefícios do vidro temperado é ser autoportante, ou seja, ele não precisa de esquadrias e pode ser instalado com ferragens frequentemente utilizadas por vidraceiros ou instaladores em outros projetos similares.

Precisa de reposição de peças para a sua máquina ? Faça um orçamento na Bardak.   


Deixe seu Email e receba novidades