Lapidadoras modelam e fazem o acabamento do vidro com agilidade


O processo de lapidação do vidro é importante tanto para dar o acabamento ao material como garantir sua segurança.

 

Esta modelagem do vidro tem o objetivo de retirar o corte das bordas das chapas de vidro, ressaltando a beleza do material e agregando valor ao produto. 

 

Além de dar acabamento, aumenta a resistência do material contra trincas e quebras, tornando-o ainda mais seguro ao manuseio. 

 

Como é feita a lapidação do vidro?

 

Antigamente, antes do avanço da tecnologia, o processo de lapidação era feito com discos de ferro fundido com pedra ou areia.

 

Atualmente, a lapidação de vidros é realizada por meio de rebolos diamantados pressionados manualmente na superfície do vidro ou pelas máquinas de lapidação.

 

Máquinas lapidadoras de vidro

 

As lapidadoras para vidro automatizam o trabalho de lapidação das bordas do vidro, conferindo, além da comodidade, maior agilidade no processo.

 

As lapidadoras para vidro também proporcionam um acabamento melhor e demandam menos força de trabalho. 

 

No caso da lapidação de vidros por meio das máquinas automáticas o vidro é que se movimenta para ser lapidado. 


Na máquina, quanto maior o número de rebolos e menor a velocidade de lapidação, melhor será o acabamento. 

 

Lapidadora comum

 

Qualquer perfil e diâmetro de vidro pode ser colocado nelas. A desvantagem é que, como trabalham de forma vertical, exigem mais esforço do operador, dificultando o manuseio de chapas de vidro maiores. 

 

Na lapidadora comum, cada face do vidro é lapidada de uma vez. 

 

Lapidadora bilateral 

 

Existem também as lapidadoras bilateral, que lapida o vidro dos dois lados de cada vez, compostas por rebolos copo e periféricos. 

Nela, o vidro passa pelo processo na horizontal, o que oferece mais estabilidade e menos risco de acidentes durante o manuseio. 

 

Manutenção de lapidadoras

 

Além do tempo e intensidade de uso das máquinas, um fator que aumenta sua durabilidade e eficiência é a constante manutenção de suas peças. Alguns itens da lapidadora de vidros precisam ser trocados periodicamente.

 

A Bardak possui uma linha completa de peças para reposição de maquinário para vidro. Para lapidadoras de vidro, você vai encontrar na Bardak amperímetro, anel de vedação do motor, anel de vedação do tanque, bomba de água, bomba de lubrifil, bucha de entrada do cavalete, cano de lapidação e polimento. 

 

Também flange do motor, flange de polimento, flange de lapidação, potenciômetro, manópla, correntes, eixos, chavetas, pinças, trilhos, entre outras peças de reposição para lapidadoras de vidro. 


Deixe seu Email e receba novidades