comercial@bardak.com.br (11) 4119-2929 | (11) 4235-3587 | (11) 99799-2525

Fábricas de Vidro Plano no Brasil - Saiba quem são


Antes de falar sobre as principais fábricas de vidro plano, não poderíamos  deixar de falar sobre esse tipo de vidro que serve como base para todos os outros vidros na área da construção civil. 

A partir desse tipo de vidros são produzidos itens como: espelhos, vidros de controle solar e autolimpante, entre outros.

O vidro poderá ser beneficiado e transformando em vidro laminado, temperado, insulado ou até temperado-laminado.

Ele é conhecido no mercado, como float (flutuação, em inglês), que refere-se à forma de como ele é fabricado, ou monolítico, ou seja, ele é composto por apenas uma lâmina simples de vidro, pois não recebeu nenhum tipo de beneficiamento ou processo de pintura e espelhação.

A sílica mais conhecida como areia industrial, é a principal matéria-prima utilizada para criação do vidro e alguns metais, ela é passa por um processo de aquecimento de 1600ºC aproximadamente e transformando em uma massa viscosa, será despejada em um tanque de estanho líquido, com maior densidade para que os materiais não sofram alterações ao se misturarem, o vidro flutua através do estanho, e se transforma uma chapa lisa. É devido a esse método de fabricação que o vidro plano ficou conhecido como vidro float. Após esse processo, o vidro será resfriado de forma gradual, e apresentará uma uma aparência clara como um cristal para ser cortado de acordo com o tamanho das peças solicitadas e receber acabamento de borda: a lapidação, que poderá ser reta, filetada ou bisotê, a depender da aplicação desejada.

A Bardak, listou algumas das grandes fábricas de vidros planos instaladas no Brasil, responsáveis pela fabricação desse tipo de vidro.

Cebrace

A Cebrace, possui uma capacidade de produção de 3.600 toneladas/dia e cinco unidades fabris. A empresa atua com uma gama variada de produtos que atende as demandas das áreas de construção civil, indústria automobilística e linhas de produção de eletrodomésticos e móveis.

Fundada em 1974, a empresa é uma joint venture, empreendimento conjunto entre dois dos maiores grupos produtores de vidro plano do mundo: a francesa Saint-Gobain e a japonesa NSG, que adquiriu a gigante inglesa Pilkington em 2006. A Cebrace é a soma do conhecimento e da tecnologia de dois grandes vidrieiros, e, sobre essa base, construiu sua liderança de mercado brasileiro de vidro plano.

Guardian

A Guardian, é uma empresa global presente em mais de 25 países e possui mais de 19 mil funcionários em todo o mundo e tem como objetivo ter o foco na inovação tecnológica.

Especializada em vidro plano, resistente e com desempenhos térmicos são largamente utilizados na construção civil em janelas, portas, vidraças e fachadas inteiras de prédios, além de mobiliário de design moderno.

AGC

Por mais de 100 anos, a AGC está comprometida com a produção de vidro adequado para todos os segmentos de mercado e, em 2013, instalou uma fábrica em Guaratingueta-SP.

Está sediada em Tóquio, Japão. Além do Brasil, a AGC também opera em mais de 30 países e possui mais de 50.000 colaboradores.

A filosofia da AGC é melhorar a vida das pessoas de maneira acessível e sustentável por meio de soluções inovadoras através do vidro.

Vivix

Localizada em Goiana, Pernambuco, a Vivix é uma das fábricas de vidro plano mais modernas do mundo.

Além disso, é o único segmento de mercado com 100% de capital nacional nesse segmento. No início de 2014, a Vivix começou a produzir o primeiro lote de chapas de vidro plano brasileiras.

Esse investimento de empreendimento ultrapassa 1 bilhão de reais. Além da fábrica, a Vivix também possui sua própria usina de beneficiamento do processamento de matérias-primas, instalada em Pedra de Fogo-PB.

Precisa de reposição de peças para sua máquina ? Entre em contato com a Bardak.


Deixe seu Email e receba novidades