Como obter um corte perfeito e levar mais valor agregado para o meu projeto em vidro?


O vidro já é considerado um material de alto valor agregado. Porém, um corte preciso e bem acabado valoriza ainda mais a peça.

Por isso, vamos falar sobre o processo de recorte do vidro e elencar algumas dicas para obter um corte perfeito e levar mais valor agregado para o meu projeto em vidro. 

Corte manual do vidro 

O cortador de vidro é o instrumento utilizado para o corte manual do vidro. A ferramenta é pequena, medindo cerca de 15 cm, e pode apresentar rodízios ou ponta diamantada, com ou sem sistema de reservatório de lubrificação, para cortes retos ou curvos. 

Um dos tipos mais utilizados por vidraceiros é o cortador de vidro com ponta diamantada, que corta chapas de até 10mm e dura cerca de 10kg de vidro.

A lubrificação pode ser feita com óleo de corte, específico para essa atividade, inserido por meio de uma bisnaga dosadora. 

Se o cortador não tiver reservatório, o lubrificante pode ser passado com pincel. O óleo nas pontas do cortador melhora o desempenho e a durabilidade da ferramenta. 

Vale ressaltar que economizar no tipo de óleo e não utilizar o produto adequado para o corte do vidro, além de comprometer o resultado, pode danificar o cortador e, principalmente, causar manchas no vidro.

Dicas para um corte preciso

1- Primeiro de tudo, escolha equipamentos e insumos de qualidade, que vão garantir um bom desempenho, mais facilidade de execução e manter a integridade da peça. 

2- Limpe a superfície do vidro, deixando-a livre de gordura e poeira, pois estes resíduos podem atrapalhar o procedimento.

3- Defina a área a ser cortada antes e marque com o próprio cortador e o auxílio de uma régua, fazendo um risco suave apenas para demarcar. 

4- Prepare-se com os equipamentos de proteção adequados, como óculos, luvas e mangotes que protegem a pele de cortes. 

5- Segure o cortador com firmeza fazendo uma pinça com o polegar e dedos indicador e médio. 

6- Utilize, em peças espessas, alicates apropriados para auxiliar e dar mais precisão e estabilidade. 

7- Finalize com a lapidação do vidro que irá eliminar as irregularidades que ficam nas bordas após o corte. 

Corte automático

Se a produção da beneficiadora ou vidraçaria for grande, o recomendando é processo automático.

A máquina de corte executa todo serviço que pode ser programado e acompanhado por softwares de gestão.

Os programas reduzem ainda o desperdício de matéria-prima e geram aumento da produtividade.

 


Deixe seu Email e receba novidades