Como manter a qualidade das máquinas de vidro em 2022?


Assim como todo equipamento, as máquinas de vidro também precisam de cuidados para manter sua qualidade, eficiência e durabilidade.

A falta de manutenção e mau uso do maquinário pode danificá-lo e diminuir sua vida útil, culminando em uma baixa produção ou até a perda do equipamento.

Para que eles possam manter seu desempenho e garantir sua produção em 2022, separamos algumas dicas de manutenção de seus equipamentos para o processamento do vidro. 

 

Periodicidade da manutenção

A periodicidade depende de diversos fatores, principalmente da intensidade de atividade deste equipamento. 

Quanto mais for utilizado, mais constante e necessária será a manutenção e consequente troca das peças para máquina de vidro. 

Por isso, não há um tempo certo para a reposição de cada peça, tudo vai depender da frequência e intensidade com que elas trabalham.

O importante é checar constantemente, e até consultar um especialista, e observar sempre o desempenho da máquina. 

A diminuição da produtividade ou algo funcionando fora do habitual pode indicar a necessidade de trocar alguma peça. 

 

Que peças trocar?

Há uma série de peças que são essenciais para o funcionamento da máquina para vidro e que se desgastam com o tempo, causando uma sobrecarga no equipamento se o problema não for solucionado.

Uma dessas peças, presentes em muitos maquinários, como fornos para vidro, lapidadoras, biseladoras, furadeiras, entre outros, são as correias.

Elas garantem que toda engrenagem do equipamento funcione corretamente, sem sobrecargas ou atrasos em algum movimento. Suportam as altas temperaturas e a carga dos vidros.

Outra peça que pode precisar de manutenção constante são as escovas de nylon. Elas  estão inseridas em pontos estratégicos e protegem outras peças do vazamento de água.

Pinças se não lubrificadas corretamente ou tiverem uso intenso podem ser corroídas e se desgastarem, prejudicando o funcionamento da máquina. 

Borrachas de tração, mangueiras de ar, bucha, temporizador, engrenagens e resistência de água são outras peças importantes que precisam ser trocadas periodicamente.

 

Como cuidar no dia a dia

A forma e qualidade em que o operador da máquina realiza o manuseio também influenciam na durabilidade da máquina para vidro.

Utilize o equipamento da maneira correta, de acordo com as limitações e siga as instruções do fabricante.

A limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por semana para melhorar o desempenho do equipamento e retardar a necessidade de trocar peças. 

Alguns cuidados devem ser diários. Ao final do expediente, esgote a água dos tanques dos equipamentos que trabalham com água e retire o acumulado de pó que se precipitou no fundo do tanque.  

Mantenha todas as partes em contato com o pó de vidro sempre limpas. Limpe as escovas frontais com jato forte de água diariamente. Lubrificar também é fundamental. 

 

Onde comprar peças para minha máquina de vidro?

A Bardak trabalha com diversas peças para reposição de máquinas de vidro. Além disso, o apreço no atendimento com empatia, afinidade e flexibilidade, torna a proximidade do cliente com a empresa, excluindo todo e qualquer tipo de atendimento sistematizado. Confira!

 


Deixe seu Email e receba novidades