Tipos de lapidação em vidros e espelhos


O corte do vidro deixa suas bordas irregulares e cortantes. Para garantir um acabamento perfeito, é necessário modelar e proporcionar simetria nessas bordas através da lapidação.

O processo de lapidação de vidros e espelhos têm objetivo não somente estético, mas também para obter segurança no manuseamento destes materiais. 

Além de eliminar as bordas cortantes, o processo da lapidação deixa o vidro mais resistente a trincas e quebras.

O que é a lapidação?

A lapidação é um lixamento e modelagem, assim como é feito em jóias. Os vidros e espelhos também precisam deste acabamento. 

É um processo artístico que valoriza a beleza do material e possibilita tipos de bordas e finalizações diferentes que agregam ao vidro ou espelho.

A técnica é mais comumente aplicada em móveis de vidro, como tampos de mesa, onde a borda fica bastante exposta. 

Também é muito aplicada em espelhos e peças artísticas feitas de vidro. Existem diferentes tipos de recorte, proporcionando infinitas possibilidades de acabamento para o vidro.

Canto reto ou filetado

Um dos mais comuns e simples, porém belo e preciso, é o canto reto, pois a lapidação é como o próprio nome diz, reta, em filete. Este tipo de acabamento também é chamado de filetado. 

Canto moeda

Outro modelo é o canto moeda, feito pela lapidação de vidros meia cana (pontudo) mas com a aresta arredondada.

Canto M ou N

O acabamento canto M ou N cria ondulações que lembram o formato de tais letras.  

Canto garrafa

Parecido com o canto moeda, possui a angulação da aresta maior, ficando mais arredondada. 

Chanfrado

Forma a impressão de várias camadas sobrepostas, chanfradas, nas opções 2G, 3G e OG. Comum em tampos de mesa, o vidro precisa ter uma espessura maior, a partir de 15mm, e 30x30cm de dimensão. 

Acabamento bisotê

Na lapidação com acabamento bisotê as bordas do vidro são chanfradas em angulação que afinam a peça em direção à borda, emoldurando a chapa. 

Normalmente aplicada em espelhos, este tipo de lapidação de vidros traz um aspecto bastante sofisticado à peça.

Qual tipo de lapidação escolher?

As possibilidades permitem uma grande criatividade. Para alguns acabamentos, como chanfrado e bisotê, é necessário chapas maiores e mais espessas para ter espaço suficiente para a criação de várias camadas.

Por darem um visual mais sofisticado e destaque à peça, é indicada para elementos com destaque na decoração, como mesas de jantar e mesas de centro.

As lapidações mais simples e retas são normalmente utilizadas em itens de menos destaque, como aparadores, escrivaninhas e até portas sem esquadrias em toda extensão.

O canto moeda e canto M ou N são indicados também quando o objetivo é evitar extremidades pontiagudas, sendo mais seguras mesas com esse tipo de lapidação em locais onde há a circulação de crianças, por exemplo. 

Polimento para dar brilho 

Após a lapidação do vidro, que é um lixamento, o material fica sem brilho. Por isso, para finalizar o processo, é necessário fazer o polimento do vidro. 

O polimento do vidro devolve o brilho natural da peça, a superfície simétrica e o aspecto luminoso característico do material.  

 


Deixe seu Email e receba novidades