Saiba qual o tipo de vidro utilizado para a instalação de fachadas


As fachadas de vidro estão cada dia mais presentes na arquitetura mundial. Tendência na construção civil, especialmente nos empreendimentos comerciais e corporativos, atualmente tem ganhado espaço inclusive nas construções residenciais.

A intensa demanda se deve às funcionalidades que podem ser agregadas ao vidro, aliadas aos diversos apelos estéticos que o material oferece.

O vidro proporciona o desenvolvimento de projetos modernos, com conforto visual, acústico e térmico que podem ser amplificados com a aplicação ou combinação de diversos tipos de vidro.

O que diz a norma sobre vidros para fachada?

A norma técnica de Vidros na Construção, a NBR 7199, recomenda a utilização de vidros laminados ou aramados.

Os vidros laminados são formados a partir da junção de duas ou mais chapas de vidro, intercalados por uma película de proteção que retém os cacos em caso de quebra e impede a abertura do vão.

Esta funcionalidade é muito importante para evitar graves acidentes e garantir a segurança dos usuários do edifício. 

Para potenciar essas características do vidro, podem ser utilizadas não somente chapas de vidro comum para a composição, mas também vidros temperados, coloridos, com proteção solar, entre outros. 

 Funcionalidades extras

Vidro refletivo ou de controle solar

São excelentes alternativas para usufruir da iluminação natural proporcionada pelo vidro, sem causar desconforto visual e aquecimento do ambiente.

Este conforto térmico também possibilita utilizar menos luz elétrica e equipamentos de refrigeração, como circulador de ar e ar condicionado, trazendo ainda economia de energia. Os vidros disponíveis no mercado podem barrar até 80% do calor.

Vidro duplo ou insulado

Formado por duas ou mais chapas de vidro, é intercalado por camadas de ar que tem a função de criar barreiras para o som. É recomendado para locais onde o barulho externo é intenso, proporcionando conforto acústico dentro do edifício. 

Vidro autolimpante

Ideal para locais onde o vidro tem maior dificuldade de limpeza, como locais com mais poluição que pede uma higienização constante ou em pé-direito alto, o vidro autolimpante possui uma superfície especial que não acumular partículas de sujeira.

Apelo estético

Vidro impresso ou translúcido

O mercado oferece diversas texturas e níveis de opacidade. Assim, além de criar um aspecto diferenciado, é possível controlar a privacidade e luminosidade através deste tipo de vidro, trazendo uma infinidade de opções para os projetos de fachada de vidro.

Vidro colorido serigrafado

Os vidros coloridos têm um alto poder decorativo e uma ampla gama de cores e combinações. Para as fachadas, o vidro serigrafado é o mais recomendado, pois, além da maior durabilidade - o processo de serigrafia torna o vidro temperado, o envidraçamento fica ainda mais seguro.

No processo de serigrafia a tinta é aquecida juntamente com o vidro em altas temperaturas, misturando-se a ele.

Impressão digital em vidro

A impressão digital em vidro cria efeitos diversos e possibilita transferir ao material desenhos, fotos, estampas, imagens e obras de arte em alta resolução, resultando em fachadas incríveis. 

Estes são alguns tipos de vidros recomendados para instalação de fachadas. A escolha entre um e outro vai depender da necessidade de cada projeto e sua localização. 

Alguns locais irão demandar mais isolamento térmico, outros acústicos, outros de um vidro que dispensa a limpeza constante, ou precisa controlar a luminosidade.

 


Deixe seu Email e receba novidades