Saiba como realizar furos de maneira segura


A furação do vidro é uma etapa importante e delicada, que demanda habilidade e equipamentos adequados. 

Realizar os furos com precisão e de maneira segura é muito importante para um resultado final adequado, tanto pela segurança do operador quanto para garantir a integridade da peça. 

Tipos de furadeiras 

A qualidade da furação do vidro é determinada também pela qualidade das ferramentas e máquinas utilizadas no processo. Por isso, primeiro de tudo, é preciso escolher a furadeira para vidro ideal para sua empresa. 

O mercado oferece diversos modelos e portes de furadeiras para vidro, com diversos valores de investimento e capacidade de produção. A escolha do equipamento vai depender de sua produção, atual ou desejada em seu plano de negócios. 

As  furadeiras mais usadas são as de bancada, que se dividem em manuais, semiautomáticas e automáticas, além de modelos portáteis, que se assemelham furadeiras tradicionais. As automáticas podem ser programadas para executar o furo conforme as especificações e aceleram os processos para quem precisa de uma produção em série. 

Entre as furadeiras de bancada, as mais simples têm um único cabeçote e são indicadas para trabalhos que não exijam alta produtividade. Já para quem precisa de maior rapidez e eficiência em função da intensa necessidade de produção, as máquinas com cabeçote duplo são mais indicadas. 

Broca adequada

Antes de iniciar o processo de furação, é importante analisar alguns itens, como as características da peça a ser furada e se a broca é a mais adequada para aquela execução. 

As brocas normalmente são divididas em duas categorias: com rosca e do tipo bilco, estas usadas em processos manuais, tanto na mão quanto na bancada. As brocas com rosca são feitas para furadeiras de bancada automática.

Para o acabamento, o tipo de broca mais utilizada tem um escariador embutido para retirar as bordas lascadas após a execução do furo. Há casos em que é necessário usar a broca independentemente do escariador, que será utilizado em uma segunda operação. 

Confira mais algumas dicas para uma furação segura:

1- Depois de certificar-se de que a broca está em boas condições, regule a velocidade segundo o diâmetro da broca.

2- Aperte a broca com as chaves apropriadas e confira se ela está bem balanceada. Isso é importante para evitar vibrações e falhas no processo de furação. 

3- Ajuste os parâmetros de rotação e avanço da broca.

4- Certifique se as válvulas de fluxo do refrigerador estão abertas, pois é preciso garantir sua refrigeração com bastante água.  

EPIs para segurança do operador da furadeira

Além de garantir a precisão do furo e a integridade da chapa de vidro, é muito importante cuidar da segurança do operador das peças e da máquina. 

Para evitar cortes e acidentes, todo o corpo do vidreiro deve estar protegido com produtos produzidos para este fim.

As mãos e braços devem estar devidamente isolados com luvas e mangotes resistentes a materiais cortantes.

Os óculos de proteção são um dos mais importantes EPIs que irão garantir a proteção dos olhos.

Para os pés são recomendadas sapatos e botas apropriadas para a função, com biqueira de proteção e sola antiperfurante.

 


Deixe seu Email e receba novidades