Saiba as diferenças entre vidro temperado e o vidro laminado


Os vidros laminados e temperados são muito utilizados na construção civil, inclusive, para os mesmos fins em instalações como em divisórias e guarda-corpos. 

Ambos produtos se enquadram na categoria de vidros de segurança e possuem características adequadas para diversos projetos segundo as normas da ABNT. 

Então, a Bardak decidiu criar um artigo explicando quais são as diferenças que distinguem estes dois tipos de vidros, leia o texto até o final para saber!

Características do vidro temperado

A primeira diferença entre os dois tipos de vidro está no processo de fabricação:O vidro temperado passa por um tratamento térmico em que é colocado em um forno a 650º e depois resfriado, enrijecendo a sua estrutura e o tornando cinco vezes mais resistente que o vidro comum. 

Diferente dos demais vidros, o temperado não pode ser furado nem cortado após o seu processo de transformação, pois esse tipo de ação poderá provocar o estilhaçamento total da peça.

Além disso, o vidro temperado não tem tanta flexibilidade quanto o laminado. 

Aplicações do vidro temperado

O vidro temperado pode ser instalado da seguinte maneira: vitrines, portas, janelas, boxes e pode ser encaixilhado.

Características do vidro laminado

O processo de fabricação do vidro laminado é bastante diferente do temperado. No caso desse tipo de material, duas lâminas de vidros comuns ou temperados são unidas por uma ou mais películas de PVB (Polivinil Butiral). 

Assim, em casos de quebra, os estilhaços do vidro mantêm-se colados na película evitando graves acidentes.

O valor desse tipo de vidro pode ser um pouco mais alto em relação ao vidro temperado, no entanto, é o mais indicado em algumas situações, como em projetos que envolvem mezaninos e sacadas. 

Aplicações do vidro laminado

O vidro laminado pode ser aplicado em guarda-corpos, pisos, escadas, visores de piscinas e coberturas, box de vidro, divisórias, portas, fachadas e fechamento de varanda. 

O vidro laminado possui menos resistência a impactos frontais comparado ao temperado. Então, é necessário averiguar onde o produto será instalado para garantir que está utilizando o material adequado de acordo com as normas.

Por isso, a junção das características dos vidros temperados e laminados garantem uma proteção extra ao projeto.

Aplicações do vidro laminado temperado

O vidro laminado temperado é perfeito para fachadas, visores de piscina, clarabóias, degraus, pisos, dentre outros.

Qual vidro escolher para o projeto?

Antes de tomar uma decisão sobre qual tipo de vidro que será utilizado no seu projeto, é importante avaliar onde ele será instalado. Dessa maneira, você não correrá o risco de escolher um material inadequado para a instalação.

Em relação a valores, o vidro temperado é o mais vantajoso, porém não significa que seja inferior no quesito segurança. 

Porém, o vidro laminado é o mais recomendado para projetos que requerem uma segurança maior, como sacadas e mezaninos.

Agora, se o seu cliente deseja ainda mais segurança, o indicado é utilizar o vidro laminado temperado no qual une os atributos de ambos os materiais. 

Por isso, é fundamental avaliar a necessidade do projeto do seu cliente e descobrir qual dos dois materiais é o ideal para instalação solicitada.

Quer saber mais a respeito de dicas de instalação e do setor vidreiro ? 

Fique por dentro das nossas novidades  e aproveite para conhecer o nossos produtos, não perca a chance de adquirir itens de qualidade que vão ajudar seu equipamento a ter um melhor desempenho e agregar um alto valor nas peças de vidro.

Acesse o nosso site e entre em contato!


Deixe seu Email e receba novidades