Quais são as principais máquinas de uma beneficiadora de vidro?


Antes do fornecimento de vidros aos clientes e vidraceiros, é necessário que a matéria-prima do material passe por etapas que tornarão o vidro melhor e mais adequado para o tipo de instalação que ele será utilizado. Esses processos são realizados pelas beneficiadoras, que são empresas que possuem profissionais qualificados para a tarefa de operar as máquinas e equipamentos responsáveis por cortar, temperar e lapidar o vidro, por exemplo. Caso você não saiba quais são as máquinas mais utilizadas dentro dessa indústria, continue lendo o post:

Para que serve o beneficiamento do vidro?

O beneficiamento do vidro cria novas oportunidades funcionais e estéticas para aplicações do material na construção civil. São esses processos que auxiliam na qualidade dos produtos e criam os vidros de segurança, que têm mais resistência que vidros comuns e garantem a integridade física dos usuários e da estrutura da instalação, assim como também criam vidros com propriedades decorativas e especiais que abrangem desde isolamento térmico e acústico até o controle de luminosidade através do vidro.

Principais equipamentos e máquinas para uma beneficiadora de vidros

Mesa de corte

Como o próprio nome indica, este equipamento faz o corte das chapas de vidro, estabelecendo as medidas do vidro de acordo com a necessidade das instalações dos clientes.

Lapidadora de vidro

Serve para dar acabamento às bordas do vidro, eliminando irregularidades e modelando ao redor da chapa. Assim , além de se obter um vidro mais bonito, a resistência e segurança do material é aumentada, o que proporciona mais segurança e facilidade no manuseio pelos profissionais e na utilização dos usuários. 

As lapidadoras podem ser verticais ou horizontais, sendo que o segundo tipo exige menos esforço do operador. Existe ainda um subtipo: as lapidadoras bilaterais, que  lapidam os dois lados do vidro de uma vez; neste caso, o processo é feito na horizontal.

Furadeira para vidros

Os furos nas chapas são necessários para a aplicação de ferragens e acessórios requeridos para as instalações. A partir deles é possível fixar todo o projeto no lugar, além de agregar funcionalidades utilizando itens como puxadores e fechaduras. Para fazer furos precisos, é necessário o uso de boas furadeiras, que podem ser manuais, automáticas ou semiautomáticas. Saiba como realizar furos de maneira segura.

Fornos de têmpera 

São os equipamentos responsáveis pela fabricação do vidro temperado, que é cerca de 5 vezes mais resistente que o vidro comum. Assim como as lapidadoras, também podem ser verticais ou horizontais e têm a função de elevar a temperatura do vidro até mais de 600 ºC para transformá-lo estruturalmente e assim conferir as propriedades buscadas nesse tipo de vidro. O processo de têmpera deve ser sempre feito após todas as etapas de corte, lapidação e furação da chapa, pois o contrário causaria o estilhaçamento total da peça. Saiba mais sobre essa etapa de beneficiamento clicando aqui.

A Bardak é uma empresa que está há mais de 10 anos no mercado vidreiro e atua no setor de vendas de equipamentos, máquinas e acessórios para vidro. A empresa oferece uma grande variedade de peças para a manutenção do maquinário de uma beneficiadora, clique aqui para acessar o nosso catálogo e acompanhe o blog para mais informações e dicas sobre o setor.


Deixe seu Email e receba novidades