Quais os vidros mais utilizados no setor vidreiro?


A indústria vidreira oferece hoje uma grande variedade de tipos de vidros, cores e texturas, com tecnologias diversas agregadas a ele. 

Mas quais são os vidros mais utilizados no setor vidreiro, que demandam a maior parte da produção de processadoras e vidraçarias?

Vamos falar um pouco sobre os vidros presentes na maior parte das instalações. 

Qual o vidro mais demandado em obras?

Muito utilizado em diversos objetos e itens de decoração, o vidro float ou vidro comum é pouco usado no segmento da construção, já que este possui aplicações que demandam muita segurança. 

Nas obras os vidros mais aplicado e utilizado no dia a dia dos profissionais do setor vidreiro é o temperado. É este vidro que é instalado em janelas e boxes de vidro, que são as maiores demandas em termos de quantidade e recorrência. 

O segundo vidro mais usado é o laminado, importante para instalações de maior risco e perigo, como em alturas e guarda-corpos ou em estruturas como pisos, escadas e coberturas.

Vidro temperado

Cinco vezes mais resistente que o vidro comum devido ao processo de têmpera, o temperado é um vidro de segurança, pois quando se quebra estilhaça em cacos não cortantes. 

Após um processo de aquecimento a mais de 600 graus, seguido de resfriamento, o vidro temperado adquire tais propriedades de resistência mecânica e térmica. É aplicado em janelas, divisórias, portas e boxes. 

Vidro aramado 

Formado por uma rede metálica em sua massa, o vidro aramado é um vidro impresso que também é considerado um vidro de segurança por não trazer riscos de corte em casos de quebra. Pode, assim, ser uma alternativa ao vidro temperado, apesar de não ser tão recorrente. 

Vidro laminado

Formado por duas ou mais chapas de vidro, intercaladas por uma película de proteção que retém os cacos de vidro em caso de quebra e preserva o vão, o vidro laminado é também um vidro de segurança.

Pode adquirir resistência 100 vezes maior que o vidro comum com a composição de várias chapas de vidro de espessuras e tamanhos diversos, com películas de diferentes tipos, para atingir seu objetivo: resistência acústica, térmica ou mecânica.

 


Deixe seu Email e receba novidades