Quais os riscos de não realizar a manutenção da sua máquina de vidro?


O uso das máquinas para beneficiamento de vidros é algo imprescindível na indústria desse setor, isso porque são elas as responsáveis por tornar o vidro ideal para o uso nas instalações: os fornos de têmpera para a fabricação do vidro temperado, as lapidadoras e biseladoras para o acabamento das chapas, as furadeiras para realizar furos que servirão para a aplicação de ferragens e outros acessórios necessários para o uso do vidro no dia-a-dia, entre outras. 

Com o tempo, à medida que são utilizadas, essas máquinas podem se desgastar e deixar de funcionar da maneira adequada, o que pode até mesmo comprometer a segurança do local e dos funcionários. Além desse fator, existem outros problemas que podem surgir ao não realizar as manutenções das máquinas de vidro, que falaremos um pouco a seguir:

Tipos de manutenção

Em geral, existem 3 tipos de manutenção que os equipamentos precisam:

  • Corretiva: Quando a máquina já apresenta um problema que precisa ser corrigido.

  • Preventiva: Evita falhas ou mau funcionamento do equipamento.

  • Proativa: Se trata de uma abordagem de melhoria contínua para prevenir quebras, onde todos os empregados focam em buscar pontos de atenção no sistema.

Por que fazer a manutenção das máquinas de vidro?

A manutenção periódica das máquinas de vidro garante a máxima performance delas, além de evitar a pausa na produtividade por um equipamento quebrado (o que pode comprometer os lucros da empresa), também pode aumentar sua vida útil, dispensando a necessidade de gastar com um equipamento novo sem necessidade.

De forma mais específica, é possível entender a importância das manutenções ao usarmos o exemplo de uma lapidadora de vidros: sua função é nivelar as bordas das chapas, promovendo um visual mais limpo e bonito esteticamente, além de remover arestas cortantes que podem causar acidentes. Se a lapidadora estiver com o desempenho abaixo do ideal, o vidro pode ficar com mal acabamento, que pode gerar insatisfação no cliente, ou até mesmo machucar quem utiliza o objeto. Nesses casos a reputação da sua vidraçaria ou beneficiadora seria prejudicada e no caso de um acidente podem haver até mesmo implicações legais que gerariam perdas imensuráveis ao negócio.

Qual é a frequência de manutenção das máquinas?

No caso de um defeito já estar presente na máquina, é importante realizar a manutenção corretiva o mais rápido possível, porém, o ideal é não deixar de fazer a manutenção preventiva pelo menos uma vez por ano, assim é possível verificar se a máquina apresenta algum sinal de defeito antes que ela pare ou apresente problemas mais graves que tornem a troca da máquina obrigatória.

Na Bardak você encontra diversas peças para a manutenção de máquinas para o processamento do vidro, com elas é possível manter a segurança, qualidade e desempenho do seu maquinário. Confira o nosso catálogo!

 


Deixe seu Email e receba novidades