Por que a troca de correia é importante para preservação da sua máquina?


Manter o bom funcionamento de aparelhos e motores não é uma tarefa tão fácil. Ainda mais quando falamos de dispositivos tecnológicos que, caso fiquem sem um parafuso, podem não funcionar mais. 

Porém, apesar da grande complexidade, a necessidade de atenção e revisão que sua máquina pode vir a ter geralmente são de problemas que podem ser tranquilamente resolvidos. 

Se você entende de máquinas em geral, sabe que a correia é uma das mais importantes partes que compõem sua estrutura. Sem ela, provavelmente nada aconteceria quando sua máquina fosse ligada, pois a correia realiza a ligação entre as ferramentas e faz com que tudo funcione como deve. 

Sabendo disso, é necessário que você entenda o porquê a troca da correia é importante para a preservação da sua máquina. 

Cuidar de um é cuidar de tudo 

Como mencionamos, a correia é o que faz com que sua máquina funcione, conectando todas as ferramentas entre si. 

Trocar a correia é importante para manter a qualidade das demais peças também, isso porque caso a correia acabe estourando, provavelmente irá danificar uma sequência de peças.  Isso é uma das coisas que já podem ser evitadas realizando a troca preventiva de correias. 

Esteja sempre atualizado e atento 

Estar atualizado significa que você deve sempre saber em que estado se encontra suas correias. 

O maior problema desse componente é que ele não indica quando está prestes a romper. Tudo parece estar normal no funcionamento do motor e, de repente, o automóvel simplesmente para de funcionar.  

Uma correia com desgaste acentuado não causa falhas no sistema e não desequilibra o rendimento, por exemplo. 

Sendo assim, para descobrir o fim da vida útil dessa peça é preciso procurar por desgastes, como ressecamento evidente ou borracha despedaçando. Portanto, nunca negligencie a manutenção preventiva. 

Cuidados e dicas 

A correia não deve ser forçada contra a polia, com uma alavanca ou qualquer outra ferramenta, pois poderá ocorrer a ruptura do envelope. 

Na montagem, faça recuar a polia móvel, aproximando-a da polia fixa, de modo que possa ser montada suavemente sem ser forçada com qualquer tipo de ferramenta. 

Quando as correias funcionam em pares ou em conjuntos, não é recomendável o uso de correias novas com correias velhas, pois a correia nova será sobrecarregada. No caso de necessitar repor o jogo de correias, faça-o por um novo jogo completo e não parcial. 

Saiba usar e cuidar 

As correias quando expostas a óleos, gorduras, gasolina e outros solventes (especialmente combustível tipo diesel), tendem a perder suas propriedades físicas originais em razão de expansão dos materiais (borracha).  

Portanto, todo cuidado deve ser tomado para proteger as correias e as polias contra gasolina, combustível diesel, vazamento e derrame de óleo. Não pinte a correia nem tente protegê-la com qualquer tipo de material. Use-a em seu aspecto natural, como fornecida pelo fabricante. 

Fica claro, então, que trocar as correias periodicamente fará com que sua máquina mantenha uma produção de qualidade mantendo peças com um bom funcionamento.


Deixe seu Email e receba novidades