O que é e para que servem os rebolos para lapidação de vidro?


Após cortado, o vidro precisa receber um acabamento para eliminar as rebarbas cortantes e modelar suas extremidades.

Essa é a lapidação do vidro, uma etapa muito importante para garantir sua estética perfeita e para dar mais estabilidade ao material, evitando possíveis trincas e quebras. 

O processo é uma espécie de lixamento através de rebolos, ferramentas circulares, geralmente em formato de discos, feitas com material abrasivo para promover o afiamento. 

Bastante eficazes na lapidação do vidro, os rebolos têm a função de desbastar e polir a borda do vidro.

Podem ter vários diâmetros e espessuras, e serem fabricados com diferentes materiais, cada um mais adequado para uma finalidade. Os tipos de rebolo mais comuns são o diamantado, o resinado, o de polimento e o feltro. 

Rebolo diamantado para lapidação do vidro

O rebolo mais comum na lapidação do vidro é o diamantado, produzido com uma combinação de abrasivos como grãos de diamante sintético industrial e ligas metálicas ou de outros compostos, que são impregnados no corpo do disco.

Utilizado desde a antiguidade, o diamante é matéria-prima de diversas ferramentas de corte e lapidação devido à sua dureza e abrasividade.   

Podem desbastar e polir diversos materiais rígidos, em diferentes espessuras, como pedras, grafite, cerâmicas e o próprio vidro. 

Por ser um material extremamente eficiente no processo de lapidação, o rebolo diamantado acaba exigindo menos esforço do operador. 

Lapidação de vidros manual e automática

Os rebolos podem ser pressionados em direção à superfície do vidro manualmente, através de uma lixadeira ou politriz, ou por meio das lapidadoras. 

A tecnologia vidreira avança rapidamente e hoje temos lapidadoras para vidro que automatizam o trabalho de lapidação das bordas do vidro com alto desempenho e agilidade.

Além de aumentar a produtividade, as lapidadoras de vidro demandam menos força de trabalho e diminuem a necessidade de mão de obra. 

Quanto maior o número de rebolos e menor a velocidade de lapidação da lapidadora, melhor será o acabamento do vidro.  

Na lapidação manual, o operador faz movimentos com a lixadeira enquanto o vidro fica fixo. No caso da lapidadora, é o vidro que se movimenta. 

Manutenção das lapidadoras de vidro

Assim como os rebolos, outras peças da lapidadora de vidros se desgastam e precisam ter uma manutenção constante.

 

A reposição adequada vai garantir o desempenho da máquina e sua durabilidade, o que é essencial, já que se trata de um alto investimento. 

 

A Bardak possui uma linha completa de peças para reposição de lavadoras de diversas marcas nacionais, como Use-Mak, além de máquinas de marcas italianas e chinesas. 

Para lapidadoras de vidro, você vai encontrar na Bardak amperímetro, anel de vedação do motor, pinças, bomba de água, bomba de lubrifil, trilhos, correntes, eixos,  cano de lapidação, flange de polimento, entre outros produtos.  

A limpeza periódica também é importante para manter a eficiência e vida útil do equipamento. 

 


Deixe seu Email e receba novidades