O que é e como funciona uma lapidadora de vidro?
A lapidação é o processo de finalização do vidro, que faz o acabamento do material. Após o corte, o vidro fica assimétrico e com bordas cortantes. Por isso, além de modelar e polir, a lapidação garante a segurança do operador e instalador de vidros durante seu manuseio.
O processo também proporciona maior resistência ao material contra trincas e quebras. O trabalho de acabamento do vidro traz mais perfeição e sofisticação a este material de alto valor agregado, valorizando seus recortes e sua beleza natural.
Como é feita a lapidação do vidro
A lapidação de vidros é realizada por meio de rebolos diamantados, que podem ser pressionados contra o vidro para promover seu desbaste, seja manualmente ou por meio de equipamentos específicos para tal atividade, as lapidadoras de vidro.
A máquina potencializa os resultados e agiliza os processos, proporcionando também praticidade, alta produtividade e estabilidade. Com o avanço da indústria vidreira, os equipamentos foram sendo aprimorados e hoje temos diversas opções com tecnologia de ponta.
As lapidadoras utilizam diversos rebolos para a execução da lapidação. Quanto maior o número de rebolos e menor a velocidade de lapidação, melhor será o acabamento.
Cada objetivo e tamanho dos vidros, o tamanho do rebolo e a pressão devem ser adequadas ao equipamento de necessidade da peça, caso contrário, além do trabalho não ter a finalização esperada, pode danificar a lapidadora.
Tipos lapidadoras
Lapidadora periférica
Trabalha a lapidação da peça com apenas um ponto tocando a superfície, o que torna o processo mais abrupto. Assim, é necessária a substituição do conjunto de rebolos para cada espessura e formato.
A atuação mais bruta desgasta demais os rebolos de acabamento, reduzindo a vida útil das peças. Devido às suas limitações, não é tão utilizada, visto que o mercado oferece modelos mais modernos.
Lapidadora copo
Com este equipamento, os rebolos tocam toda uma área do vidro. Em contrapartida, o processo exige mais potência da máquina, por isso, elas são mais robustas.
A precisão do acabamento é muito maior, proporcionando um resultado perfeito das peças, essencial quando o vidro é aplicado na decoração, por exemplo.
Lapidadora bilateral
A principal característica do equipamento é que a chapa tem seus dois lados lapidados simultaneamente, agilizando muito o processo e aumentando a produtividade.
Outra vantagem é que o vidro passa pelo processo na posição horizontal, o que garante estabilidade e evita riscos aos operadores e à peça.
Manutenção e troca das peças da lapidadora de vidro
Como toda máquina, precisa de operação adequada e manutenção para garantir seu desempenho e sua vida útil. Economizar neste quesito pode trazer prejuízos muito maiores com a queda da produtividade e a necessidade de investir em um novo equipamento.
A Bardak comercializa peças de reposição para o maquinário do vidro, como lapidadoras, lavadoras, biseladoras, furadeiras, fornos e mesas de corte, tanto marcas nacionais como importadas.
Se interessou? Entre em contato com a Bardak clique aqui.