Entenda como é feito o vidro plano


O vidro plano é um dos materiais mais populares no setor vidreiro por servir como base para fabricação de outros vidros existentes no mercado. Ele é conhecido como vidro float graças ao seu método de criação em que sua massa flutua no banho de estanho enquanto resfria de forma controlada e adquire as dimensões desejadas. 

A Bardak separou algumas informações neste artigo para mostrar o passo a passo de como o vidro plano é criado.

O vidro plano, além de ser conhecido como float pode receber outros nomes, como vidro comum (Quando não recebe nenhum processo o químico) e vidro monolítico que possui apenas uma lâmina simples de vidro. 

Esse tipo de vidro é a matéria-prima para a fabricação dos demais. A partir dele são produzidos os espelhos, vidros com controle solar, autolimpante. Além disso, o material poderá ser transformado num vidro laminado, temperado-laminado e muitos outros.   

Como o vidro plano é fabricado ?

Há muito tempo atrás, a massa do vidro era derretida e passava por cilindros rústicos até atingir a espessura desejada. Esse procedimento arcaico deixava riscos, marcas profundas as peças, sendo necessário o polimento manual, exigindo uma mão de obra maior. 

O vidro float passou ter a sua fabricação de vidro nas indústrias e sua produção começou apresentar aperfeiçoamentos como vidros mais uniformes, com pouca distorção e superfície muito plana.  

A produção do vidro plano acontece a partir da inserção da massa viscosa (resultante da fusão dos componentes  do vidro) em um tanque de estanho líquido. Ao ser colocado com estanho, a massa do vidro não se mistura a substância e flutua sobre o produto para adquirir a sua forma plana.

O vidro plano passa por um processo de resfriamento se transformando em cristalino. Após esse processo será cortado, conforme o tamanho das peças do projeto e receberá acabamentos em suas bordas de acordo com a aplicação desejada, como: lapidações, que podem ser retas, filetadas ou bisotê, dependendo da solicitação do projeto  que foi solicitada. 

No Brasil, esse tipo de vidro é produzido em diversos tamanhos e com espessuras que variam de 2 a 19 mm.

Funções e características do vidro plano

A principal função do vidro plano é proteger os locais onde foi instalados de condições climáticas como chuva e vento, ao mesmo tempo integrar de forma harmoniosa os ambientes que compõem a paisagem. Ele pode ser aplicado em janelas e divisórias desde que seja nas medidas 1,10m do piso e encaixilhado dos quatros lados, seja em esquadrias de alumínio, madeira, ferro ou PVC.

O vidro plano é um grande aliado das empresas que buscam trabalhar com vidro em sua forma comum e transformá-los em excelentes materiais para compor ambientes de decoração e móveis.   

Por isso, profissionais que trabalham no setor vidreiro sabem o quanto é importante sempre oferecer vidros da melhor qualidade para os seus clientes. Além de evitar prejuízos com materiais de qualidade que estão diretamente relacionados com o serviço prestado.

Não quer ter problemas com clientes ? Conte sempre com empresas de confiança que trabalham com equipamentos e peças de excelente qualidade para vidros, nós da Bardak, estamos prontos para te atender ! 

Entre em contato e conheça os nossos produtos.

 


Deixe seu Email e receba novidades