Entenda as diferenças entre o vidro jateado e o vidro acidato
*Foto: Clínica Swiss Concept
O vidro é um material extremamente adaptável e versátil em todos os tipos de ambiente; com os processos de beneficiamento cada vez mais diversos e tecnológicos, é possível obter vidros de segurança, especiais (como o insulado ou refletivo), coloridos, com desenhos ou texturas diferenciadas.
Dentre os tipos de vidro que passam por processos para modificar sua textura, é possível citar o jateado e acidato: ambos possuem um efeito fosco ou opaco, ideais para locais que buscam mais privacidade ou controle da luminosidade.
Apesar de serem muito semelhantes no que diz respeito ao aspecto visual da peça, os vidros jateado e acidato possuem processos de fabricação diferentes, que acabam resultando em produtos com texturas distintas ao toque. Entenda a seguir:
Diferenças no processo de fabricação
Vidro Jateado
Imagem: Elo7
Como o próprio nome aponta, a textura do vidro é obtida através de jatos de areia ou pós abrasivos lançados em alta velocidade contra a superfície do vidro, assim, o vidro adquire lascas microscópicas que fazem com que o material apresente o aspecto fosco.
O processo de jateamento pode ser feito de forma manual por um profissional qualificado ou automatizado por meio de máquinas jateadoras de vidro. Atualmente é possível encontrar também algumas alternativas para obter o efeito através de adesivos ou produtos aplicados por cima do vidro.
Vidro Acidato
Diferentemente do vidro jateado, o acidato é submetido a um tratamento com ácido fluorídrico, o que faz com que o material se torne opaco, porém com uma textura aveludada ao toque, quase igual à de um vidro comum.
O ácido aplicado do produto ainda o torna imune às manchas e impede o acúmulo de gordura, o que faz com que muitos clientes prefiram esse tipo de vidro ao invés do jateado, já que o primeiro apresenta uma textura mais porosa que pode ser mais difícil de limpar.
Aplicações do vidro jateado e acidato
Como dito anteriormente, esses tipos de vidro são muito recomendados para locais que exigem mais privacidade, motivo pelo qual é comumente utilizado em divisórias, salas de reunião e cabines de banheiros; é comum que esses materiais sejam parcialmente ou totalmente texturizados, sendo possível ainda obter formas e desenhos geométricos de acordo com a preferência dos clientes.
Embora a demanda pelo vidro jateado e acidato seja maior nas situações acima, também é possível utilizá-los em outras aplicações como guarda-corpos e escadas, desde que a técnica de texturização seja aplicada em vidros temperados ou laminados para garantir a segurança.
Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir as outras informações e dicas disponíveis em nosso blog. Fique por dentro das novidades e aproveite para conhecer os nossos produtos, não perca a chance de adquirir itens de qualidade que vão ajudar seus equipamentos a terem melhor desempenho para agregar alto valor nas suas peças de vidro!
Acesse o site e clique aqui para baixar nosso catálogo.