Conheça os fabricantes de vidro plano no Brasil


Versátil, o vidro é um dos materiais mais utilizados em diversos segmentos, especialmente na construção civil, onde se apresenta de diferentes formas. Há vidros temperados, coloridos, de controle solar, impressos, duplos, laminados, entre outros. 

Todas essas formas do material são produzidas através do processamento do vidro plano, fabricado no Brasil por apenas quatro grandes fábricas: Guardian Glass, Cebrace, AGC do Brasil e Vivix Vidros Planos

A história do vidro no mundo

Antes de saber um pouco mais sobre essas grandes empresas, com seus fornos espalhados pelo Brasil, que fornecem o produto para todo território nacional, vamos relembrar um pouco da história do vidro. 

Existem versões distintas para a descoberta do vidro, o que aconteceu provavelmente há milhares de anos. Uma das mais famosas defende que o material foi descoberto por acaso, quando tripulantes de um navio foram preparar uma refeição, lá na região do Líbano.

Como não havia pedras para apoiar o caldeirão, separaram pedaços de natrão de suas cargas e estes, quando aquecidos, se misturaram com a areia da praia, formando um líquido, que deu origem ao vidro.

Hoje, a indústria do vidro desenvolve a cada ano técnicas apuradas que tornaram o material capaz até de substituir o concreto em funções estruturais, como em instalações de pisos, paredes e coberturas. 

As fabricantes de vidro plano no Brasil

Guardian Glass

Uma das maiores fabricantes de vidro plano do mundo, presente em 25 países, a Guardian Glass está no Brasil há 27 anos. 

A multinacional possui fábricas nos dois principais estados brasileiros: São Paulo - Tatuí  e Rio de Janeiro - Porto Real.

A empresa investe bastante em tecnologia e um dos destaques dos vidros da Guardian é sua resistência e desempenho térmico. 

Cebrace 

Foi a primeira empresa a produzir vidro plano em território brasileiro, no ano de 1974, em São Paulo. Fruto de uma join-venture entre Saint-Gobain e NSG/Pilkington, a Cebrace é a maior produtora de vidros e espelhos da América do Sul.

Possui, atualmente, três fábricas no Brasil: uma em Santa Catarina - Barra Velha e duas em São Paulo -Caçapava e Jacareí, no interior do estado. 

AGC Brasil

O Grupo AGC entrou no Brasil em 2013, com um investimento de R$2 bilhões. A empresa está instalada em São Paulo - Guaratinguetá em uma área total de 750 mil m², sendo 150 mil m² de área construída. Este parque fabril tem capacidade para produzir 1.500 toneladas de vidro plano por dia. 

A planta é equipada com maquinário de ponta, que produz, além de vidros planos, vidro pintado e de controle solar.

Vivix Vidros Planos

Empresa do Grupo Cornélio Brennand, a Vivix Vidros Planos possui capital 100% nacional. Está instalada em Pernambuco - Goiana e possui uma usina de beneficiamento na Paraíba - Pedras de Fogo para extração e controle de matérias-primas de suas próprias minas.

Todo esse controle de sua matéria-prima, somado à uma tecnologia moderna, inédita no Brasil, chamada L.E.M.™ (Low Energy Melter™), faz com que a Vivix produza vidros planos com alto padrão de qualidade. 

 


Deixe seu Email e receba novidades