Como obter um corte perfeito e levar mais valor agregado para o meu projeto em vidro?
O vidro já é considerado um material de alto valor agregado. Porém, um corte preciso e bem acabado valoriza ainda mais a peça.
Por isso, vamos falar sobre o processo de recorte do vidro e elencar algumas dicas para obter um corte perfeito e levar mais valor agregado para o meu projeto em vidro.
Corte manual do vidro
O cortador de vidro é o instrumento utilizado para o corte manual do vidro. A ferramenta é pequena, medindo cerca de 15 cm, e pode apresentar rodízios ou ponta diamantada, com ou sem sistema de reservatório de lubrificação, para cortes retos ou curvos.
Um dos tipos mais utilizados por vidraceiros é o cortador de vidro com ponta diamantada, que corta chapas de até 10mm e dura cerca de 10kg de vidro.
A lubrificação pode ser feita com óleo de corte, específico para essa atividade, inserido por meio de uma bisnaga dosadora.
Se o cortador não tiver reservatório, o lubrificante pode ser passado com pincel. O óleo nas pontas do cortador melhora o desempenho e a durabilidade da ferramenta.
Vale ressaltar que economizar no tipo de óleo e não utilizar o produto adequado para o corte do vidro, além de comprometer o resultado, pode danificar o cortador e, principalmente, causar manchas no vidro.
Dicas para um corte preciso
1- Primeiro de tudo, escolha equipamentos e insumos de qualidade, que vão garantir um bom desempenho, mais facilidade de execução e manter a integridade da peça.
2- Limpe a superfície do vidro, deixando-a livre de gordura e poeira, pois estes resíduos podem atrapalhar o procedimento.
3- Defina a área a ser cortada antes e marque com o próprio cortador e o auxílio de uma régua, fazendo um risco suave apenas para demarcar.
4- Prepare-se com os equipamentos de proteção adequados, como óculos, luvas e mangotes que protegem a pele de cortes.
5- Segure o cortador com firmeza fazendo uma pinça com o polegar e dedos indicador e médio.
6- Utilize, em peças espessas, alicates apropriados para auxiliar e dar mais precisão e estabilidade.
7- Finalize com a lapidação do vidro que irá eliminar as irregularidades que ficam nas bordas após o corte.
Corte automático
Se a produção da beneficiadora ou vidraçaria for grande, o recomendando é processo automático.
A máquina de corte executa todo serviço que pode ser programado e acompanhado por softwares de gestão.
Os programas reduzem ainda o desperdício de matéria-prima e geram aumento da produtividade.