Como manter a produtividade da sua beneficiadora de vidro


Ter o maquinário funcionando constantemente na indústria de vidros é sinônimo de fazer dinheiro a todo momento, assim como o contrário também procede: se o seu equipamento está parado devido a algum problema, há uma grande chance dos seus lucros diminuírem significativamente devido a insatisfação dos clientes, causada por atrasos no prazo de entrega, por exemplo. 

Para evitar esse tipo de situação e manter uma produção contínua e de qualidade, é essencial ter uma rotina de manutenção apropriada para o seu negócio. Existem diferentes estratégias que podem ser adotadas de acordo com o funcionamento do local e a preferência dos gestores. Entenda melhor sobre esses tópicos a seguir:

Quem fará a manutenção dos equipamentos?

É possível utilizar uma equipe própria ou terceirizada para realizar os reparos. As duas opções podem trazer bons resultados, mas é importante considerar alguns pontos, como qual delas trará uma solução que é ao mesmo tempo rápida (o que vai garantir mais tempo de atividade do equipamento) e econômica, além do que será mais vantajoso quando o mercado está menos aquecido. Tudo isso deve ser posto na ponta do lápis para entender qual das opções oferece o melhor custo-benefício. 

Tipos de manutenção

Existem, basicamente, 3 tipos de manutenção. São elas:

  • Manutenção corretiva: Quando o equipamento já quebrou ou apresentou mau funcionamento. Neste caso, os processos produtivos precisam ser pausados o mais rápido possível para uma intervenção emergencial;

  • Manutenção preventiva: São feitas de forma periódica antes mesmo do equipamento apresentar qualquer mínimo problema. Alguns critérios podem ser adotados para o intervalo de tempo entre uma manutenção e outra como uma quantidade determinada de ciclos de operação, horas de trabalho ou quilometragem;

  • Manutenção preditiva: Funciona como uma espécie de meio termo entre as duas anteriores, a manutenção preditiva utiliza equipamentos e sistemas para o monitoramento das máquinas, avaliando se existe alguma alteração que pode vir a causar falhas no futuro.

Escolha a melhor estratégia de manutenção do seu maquinário

Em geral, a manutenção corretiva é a mais utilizada para equipamentos industriais. Esta estratégia pode ser apropriada nos casos em que a falha do equipamento e um período mais longo sem utilizar as máquinas não comprometam as operações, quando o produto em si é fácil de reparar e pode voltar ao normal rapidamente.

Porém, em outras situações, as falhas nos equipamentos podem parar todo o processo de produção, como é o caso das linhas de têmpera. Neste caso, a manutenção preventiva ou preditiva é essencial para evitar que isso ocorra. 

Evidentemente, é importante utilizar peças e acessórios de primeira linha para evitar a recorrência de problemas nas máquinas e obter uma performance de alto nível. A Bardak trabalha com uma ampla gama de produtos que atendem nesse quesito, como peças para a manutenção de lapidadoras, biseladoras, lavadoras, furadeiras e fornos, além de oferecer o melhor atendimento e prezar pela pontualidade e qualidade dos serviços. 

Clique aqui e confira todos os produtos disponíveis em nosso catálogo! 

Acompanhe o blog para obter mais conteúdos com dicas e novidades relacionadas ao setor vidreiro.

 


Deixe seu Email e receba novidades