Como funciona a lavagem de vidros?


A indústria do beneficiamento de vidros é feita de diferentes e variados processos, cada um deles com sua devida importância de acordo com o fim que o material terá em cada projeto e as intenções do cliente. 

Uma das etapas mais interessantes e influentes no beneficiamento é a lavagem do vidro: é ela a responsável por remover qualquer tipo de sujeira, seja ela visível ou não. 

Não é raro que as máquinas utilizadas anteriormente (como lapidadoras ou biseladoras) deixem marcas de graxa, por exemplo. Além disso, o próprio manuseio do vidro pelos funcionários pode deixar marcas ou manchas, seja por causa da gordura  nas mãos ou até mesmo poeira.

Como são as máquinas para a lavagem de vidros?

As máquinas para lavagem de vidros podem ser verticais ou horizontais, sendo que ambas possuem as mesmas características de lavagem e peças parecidas: possuem rolos de pressão com revestimento em espuma e escovas de nylon rotativas. Com elas, é feito o ciclo de lavagem do vidro e logo depois o enxugam.

 As lavadoras horizontais são mais recomendadas para linhas de têmpera, pois é possível posicioná-las entre a máquina de corte e o forno responsável por transformar o vidro comum em vidro temperado.

 Por que a lavagem de vidros é necessária?

A lavagem do vidro é um ponto essencial; mesmo que alguns profissionais da área dêem maior prioridade às máquinas que afetam de forma mais evidente no processo produtivo, como as lapidadoras, ter uma máquina para a lavagem pode agregar muito ao negócio. 

 Após algumas etapas de beneficiamento, como o insulamento do vidro, é impossível remover a sujeira da parte de dentro das peças, sendo assim, as sujeiras continuam lá para sempre, de forma irreversível, o que é um ponto desagradável que pode ser evitado com a lavagem das peças previamente.

A lavagem do vidro de forma manual até é possível, porém isso torna a fase do beneficiamento mais demorada, além de expor o vidro a um risco maior de marcas pelo excesso de manipulação.

Você já conhecia as vantagens do processo de lavagem de vidros? Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir:

 

A Bardak é uma empresa com mais de 15 anos de experiência no segmento da indústria e beneficiamento do vidro, oferecemos peças e acessórios para manutenção, suporte e reposição do maquinário, mantendo a segurança, qualidade e desempenho dos seus equipamentos, confira nossos produtos no site!


Deixe seu Email e receba novidades