Como é feita e quais os tipos de lapidação do vidro


A lapidação é um importante processo de finalização do vidro, que, além de dar acabamentos, garante sua segurança. Após o corte as bordas do vidro ficam irregulares e cortantes, causando riscos no manuseamento. O processo de modelagem também aumenta a resistência contra trincas e quebras.

Existem vários modelos de recortes para o vidro, que diferenciam o material para diversas aplicações, especialmente nas que deixam as bordas em evidência, como tampos de mesa, prateleiras e espelhos. 

Como é feita a lapidação do vidro?

O processo de lapidação do vidro é semelhante ao refino de joias preciosas. O vidro passa por um lixamento e depois polimento para um acabamento final.

Este trabalho pode ser realizado manualmente, com rebolos diamantados, pressionados contra o material. Porém, o mercado vidreiro oferece diversos modelos de equipamentos que automatizam este processo.

As lapidadoras trazem economia de mão de obra, melhor desempenho, maior produtividade, facilidade e agilidade.

No processo manual, o operador movimenta o rebolo com a chapa de vidro fixa, já através da lapidadora o vidro que se movimenta.

Em seguida, é feito o polimento, já que o lixamento tira o brilho do vidro, deixando o material luminoso e com um aspecto natural. 

Tipo de lapidação de vidros

Há diferentes modelos de lapidação do vidro, que emolduram a peça e ressaltam a elegância e modernidade deste material tão versátil na construção e decoração de ambientes. 

Existem diferentes formas de dar este acabamento às bordas do vidro. Uma das mais predominantes é o canto reto ou filetado, em que, como o nome diz, o recorte é reto.

Outro modelo bastante conhecido é o bisotê, muito utilizado em espelhos por seu aspecto sofisticado. Neste tipo de lapidação as bordas do vidro são chanfradas em angulações que afinam a peça.

Podem ser criadas também bordas com diversas camadas chanfradas, técnica muito utilizada em tampos de mesa. Para este efeito o vidro precisa ter pelo menos 15mm de espessura.

Há ainda o recorte canto moeda, feito pela lapidação de vidros meia cana, e canto M ou N, que cria ondulações lembrando o formato de tais letras.  

Peças para lapidadoras

Para manter a eficiência e produtividade de uma lapidadora, é importante utilizá-la corretamente e fazer sua limpeza periódica. Porém, mesmo com todo cuidado, os componentes do equipamento se desgastam com o tempo.

Por isso, a manutenção de suas peças é fundamental para aumentar sua durabilidade e garantir todo potencial de desempenho. A Bardak possui peças para lavadoras de diversas marcas nacionais, como Use-Mak, além de máquinas de marcas italianas e chinesas. 

Entre as peças estão correias, bomba de água, anel de vedação do motor, borracha latéx para vedação do tanque, engrenagens, entre outros. Confira a linha completa da Bardak de peças e acessórios para manutenção, suporte e reposição dos mais diversos modelos de lapidadoras.

 


Deixe seu Email e receba novidades