A importância das peças para sua lapidadora de vidro


 

Se você trabalha no setor vidreiro, deve saber que a lapidação das chapas de vidro constitui uma das etapas mais importantes em seu beneficiamento: além de deixar o material regular e mais bonito, a lapidação também garante boa parte da segurança em uma obra, evitando cortes e acidentes que poderiam ocorrer com os profissionais da instalação ou usuários caso as bordas continuassem irregulares, além de aumentar a resistência do vidro contra trincas e quebras.

Todo esse processo é feito pelas lapidadoras - as periféricas, que eram mais utilizadas antigamente, ou as de modelo copo, que possuem mais tecnologia e otimizam todo o processo de lapidação - que fazem a usinagem do material através de rebolos que são pressionados contra o vidro. Além dos rebolos, existem outros componentes importantes para o pleno funcionamento da máquina: a Bardak comercializa peças de reposição para diversos equipamentos utilizados no beneficiamento do vidro, incluindo lapidadoras nacionais, chinesas e italianas. 

Pensando nisso, separamos as principais peças disponibilizadas no site e explicamos o papel que elas desempenham na função de lapidação:

Correntes

As correntes, em conjunto com as engrenagens, são utilizadas para transmitir a força de uma peça para a outra. Essa função torna possível que a lapidadora execute corretamente o deslocamento das chapas de vidro de um ponto ao outro durante o processo de desbastar as bordas. 

 

Corrente 5/8 com Aba - Use-Mak / Makivetro

Amperímetro

O amperímetro faz a medição da corrente elétrica: esta peça é essencial para determinar se a quantidade de corrente elétrica que está passando através da máquina está de acordo com as normas de segurança para a operação dos equipamentos.

Amperímetro - Use-Mak / Makivetro

Peças para tração

A tração, que também pode ser entendida como tensão, nada mais é do que uma força transmitida pelas peças com o objetivo de puxar os outros componentes da máquina no sentido desejado.

 

Eixo de Tração Principal - Use-Mak / Makivetro

Borracha de Tração da Lavadora Vertical Lisa - Use-Mak

Peças para refrigeração

O resfriamento proporcionado por peças como bombas de água evitam o superaquecimento da máquina, o que poderia prejudicar a produtividade e até mesmo interromper totalmente o funcionamento do equipamento, em casos piores. 

Bomba de Água Lapidadora - Use-Mak / Makivetro

Peças para vedação

A vedação correta da máquina evita o vazamento de fluidos dentro da máquina e previne contaminações que poderiam vir de fora para o sistema. Esta função auxilia também no combate aos vazamentos de fluidos de dentro da máquina para o meio externo, que poderiam prejudicar o meio ambiente.

 

Flange do Motor - Use-Mak / Makivetro

Porca Direita e Esquerda do Motor - Use-Mak / Makivetro

Você já conhecia a função dessas peças e a sua importância? Confira todos os produtos disponíveis para lapidadoras acessando o nosso catálogo por aqui, e não deixe de acompanhar o nosso blog para sempre conferir dicas e curiosidades sobre o setor.

Leia também:


Deixe seu Email e receba novidades